Agência Panafricana de Notícias

Bélgica concede 14 milhões de euros ao Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – Parlamentares europeus visitarão de 17 a 24 de novembro próximo o Burundi no quadro duma missão de trabalho que será marcada pela inauguração dum fundo de cerca de 14 milhões de euros destinado a um programa de segurança alimentar sustentável na antiga colónia belga dos Grandes Lagos, anuncia um comunicado de imprensa da Embaixada do Reino da Bélgica, divulgado quinta-feira em Bujumbura.

As províncias beneficiárias do programa são as do leste do Burundi que possuem ainda imensas superfícies de faunas e floras selvagens.

O objetivo global do programa é melhorar sustentavelmente a segurança alimentar e nutricional dos grupos vulneráveis destas zonas, precisa o texto do comunicado.

Outros países africanos, como o Mali e Moçambique, são igualmente beneficiários desta iniciativa democrática do Parlamento blega desde 2011, de acordo com a mesma fonte.

No Burundi, a parte anualmente concedida ao setor da agricultura de subsistência está a níveis inferiores a 10 porcento do orçamento global do Estado.

Dados oficiais disponíveis indicam que a taxa de desnutrição oscila em torno de 60 porcento da população no Burundi numa altura em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em 40 porcento o limite tolerável de desnutrição numa sociedade esfomeada.

-0- PANA FB/TBM/FK/TON 14nov2013