Agência Panafricana de Notícias

Bélgica autoriza entrada de crianças congolesas adotadas por cidadãos belgas

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Um total de 72 crianças congolesas adotadas por 11 famílias belgas e cidadãos de outros países europeus, dos Estados Unidos e do Canadá foram autorizados a deixar o seu país após o levantamento pela RD Congo da proibição da sua partida, noticiou esta terça-feira a imprensa belga citando o ministro congolês da Justiça, Alexis Thambwé.

A medida havia sido tomada há dois anos pelas autoridades congolesas na sequência dos abusos constatados no procedimento de adoção, incluindo vendas dissimuladas de petizes congoleses comprados por belgas e famílias de outros países.

Uma cidadã belga foi detida durante mais de seis meses em Kinshasa por ter tentado levar a partir do aeroporto de N’Djili uma criança que ela adotou legalmente, mas as autoridades congolesas acusam-na de ter corrompido toda a hierarquia encarregue da imigração no aeroporto.

Apesar das intervenções das autoridades belgas, a mulher teve de cumprir a pena de seis meses de prisão numa clínica de Kinshasa em vez do centro penitenciário de Makala.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 3nov2015