Agência Panafricana de Notícias

Bélgica apresenta sua nova embaixada na capital da RD Congo

Bruxela , Bélgica (PANA) – O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, apresentou segunda-feira, em Amsterdão, a nova embaixada da Bélgica em Kinshasa (RDC), em construção desde setembro de 2014, e cujas obras terminarão em março de 2017.

A apresentação foi realizada em Amsterdão, por ocasião da assinatura dum acordo de delimitação da fronteira entre os Países Baixos e a Bélgica, na presença do Rei Philippe de Willem Alexandre, soberano neerlandês.

As novas instalações em construção comportarão quatro andares erguidas na avenida de 30 de junho, no centro de Kinshasa. As obras foram totalmente financiadas pela Bélgica, mas os Países Baixos arrendarão uma parte deste edifício para a sua chancelaria na capital congolesa.

Segundo os arquitectos destas instalações presentes nesta cerimónia, a nova embaixada da Bélgica na RDC atinge o mais alto nível de desempenho energético em toda África. Eles instalaram, nomeadamente, um sistema de ventilação adaptado ao clima tropical congolês e previram neste sentido panéis solares e utilizaram materiais que respeitam o ambiente.

O custo total das obras é de 10 milhões e 500 mil euros, numa superfície de 1,3 hectar. O chefe da diplomacia belga indicou que a atual embaixada, um edifício vetusto em locação, já não responde às normas de segurança e de higiene.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 29nov2016