Agência Panafricana de Notícias

Bélgica ameaça retirar-se da operação europeia Sofia no Mediterrâneo

Bruxela , Bélgica (PANA) – A Bélgica tenciona retirar a sua fragata Louise-Marie da operação europeia Sofia de salvamento de migrantes no Mar Mediterrâneo, declarou o secretário de Estado belga para o Asilo e Migração, Théo Francken.

Membro do Partido Nacionalista de Direita N-VA (Nova Aliança Flamenga), Francken considera que a participação da Fragata Louise-Marie na operação Sofia « provoca uma rajada de vento » de migrantes ilegais maioritariamente originários da África Subsariana que afluem, continuamente, para a Europa depois de salvos do naufrágio no Mediterrâneo Central.

A fragata Louise-Marie participa, desde 18 de junho último, nas operações de salvamento dos migrantes no Mediterrâneo e permitiu, até julho corrente, salvar pelo menos 118 Africanos.

O secretário de Estado belga apela a Itália para concluir um acordo com a Líbia para o reenvio a este país dos migrantes que embarcaram em barcos obsoletos a partir das costas líbias para atravessar o Mediterrâneo, com o risco de perder as suas vidas.

Por outro lado, a Bélgica conseguiu concluir um acordo com Itália para o reenvio a este país dos passadores intercetados no Mar Mediterrâneo.

Por sua vez, o ministro belga da Defesa, Steven Vandeput (N-VA), declarou que a Bélgica não retirará a fragata Louise-Marie da operação europeia Sofia, mas que o navio não participará nela nas mesmas condições em 2018.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 24julho2017