Agência Panafricana de Notícias

Bélgica acolhe conferência internacional sobre Ébola

Tunis, Tunísia (PANA) - Uma conferência internacional sobre a epidemia de Ébola realizou-se terça-feira em Bruxelas sob a égide da Comissão Europeia, soube-se de fonte oficial no local.

No encontro estiveram presentes os Chefes de Estado da Libéria, da Serra Leoa, da Guiné Conakry e do Togo, respetivamente Ellen Sirleaf-Johnson, Erest Bai Koroma, Alpha Condé e Faure Gnassingbé Eyadema.

Também presenciaram o ato representantes de organizações internacionais ligadas ao domínio dos socorros, da União Africana (UA), do Banco Mundial (BM), bem como vários responsáveis europeus e de vários países do mundo.

Os participantes focalizaram-se no trabalho que tem sido feito até agora para erradicar a doença e garantir a utilização adequada dos financiamentos internacionais destinados à luta contra a epidemia, estimados quatro biliões e 400 milhões de dólares americanos.

O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mongherini, sublinhou a necessidade de tratar as pessoas afetadas pela doença enquanto se prepara o período pós-epidémico.

A Serra Leoa, a Líbéria e a Guiné Conakry foram os países mais afetados na África Ocidental.

-0- PANA AD/IN/BEH/DIM/DD 04março2015