Agência Panafricana de Notícias

Basta! e partido no poder disputam juntos legislativas e autárquicas de 25 de setembro

 

São Tomé, São Tomé e Príncipe  (PANA) - O Movimento Basta e o Partido da Convergência Democrática (PCD)  anunciaram disputar juntos as eleições legislativas e autárquicas e regional de 25 de setembro próximo, com a finalidade de vencerem o pleito e garantirem o desenvolvimento sustentável do arquipélago.

“Como diz o velho ditado chinês, se quiseres ir depressa, vá sozinho. Mas se quiseres chegar longe vá com os outros. E nós queremos ir com os outros. Por isso, queremos ir com os outros. Queremos ir porque queremos chegar longe queremos que São Tomé e Príncipe mude”, declarou Salvador dos Ramos, presidente da Comissão Instaladora do Movimento Político "Basta”, publicado terça-feira última em São Tomé e Príncipe, numa cerimónia que teve lugar no Arquivo Histórico, no centro da cidade de São Tomé.

Segunda-feira (06.06), um dia antes da oficialização do Basta, Danilson Couto, presidente do PCD, no poder, em coligação com MDFM/UL e UDD, disse que o "Basta"  partilha os mesmos ideais que o seu partido, e que, por isso, juntos vão disputar as eleições legislativas, autárquicas e regionais.

"Basta", que congrega dirigentes de várias forças políticas, membros da sociedade civil, surgiu para fazer avançar o país, disse.

“Basta a tudo quanto vem semeando divisão no seio dos São-tomenses, e impedido o País, de se desenvolver de forma sustentável, reina o pessimismo a incerteza e a falta de esperança” afirmou dos Ramos.

Disse ainda, Salvador dos Ramos, que “a partidarização de cargos e funções, introduzida na função publica, tem alimentado mediocridade, perseguição  e exclusão sociais e a corrosão.”

Presente na cerimónia, o presidente do Parlamento são-tomense, Delfim Neves (ex-candidato às presidências de 2021) recordou nessa ocasião que a estrutura do movimento Basta e os membros visa “decepar duvidas dos profetas das mentiras, de que na verdade o movimento basto é um espaço aberto a todos os são-tomenses. Não é coisa do Delfim, nem que o delfim esteja a construir a fabricar outro partido para acabar com qualquer outro muito menos o PCD

Delfim Neves acredita no desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, mas ressalva que o mesmo “depende das pessoas que estiverem à frente da governação do país."

Interrogado no final do evento sobre a coligação entre PCD e o Basta, para disputar as próximas eleições de 25 de setembro, o presidente do Parlamento disse que “vamos ter sim um bom resultado.”

Descartou a possibilidade de a maioria absoluta para qualquer força política, no contexto atual, expressando serias dúvidas que um partido qualquer vá conseguir a maioria absoluta e ainda, por cima, confortável”.

O Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe, em três despachos publicados a 13 de maio último, reconheceu o Movimento "Basta!" (Novo Horizonte para Desenvolvimento Sustentável), cuja assembleia constituinte se realizou em janeiro de 2022, depois de  registada entre 13 e 15 de fevereiro de 2021.

O Tribunal Constitucional procede ao registo do "Basta!", reconhece a sua denominação e o seu símbolo, e emite um certificado eleitoral.

Reconhece igualmente a credencial do seu mandatário, o advogado Hamilton Vaz, que foi o mandatário do presidente da Assembleia Nacional, nas eleições presidências de 18 de julho de 2021.

Com dissidentes da Aliança Democrática Independente (ADI), que apoiaram Delfim Neves nas presidenciais, o Basta! prepara-se desta forma para participar nas eleições legislativas, autárquicas e regionais previstas para 25 setembro próximo em São Tomé e Príncipe.

-0- PANA RMG/DD 09junho2022