Agência Panafricana de Notícias

Barco com combustíveis de contrabando apreendido no oeste da capital líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Guarda Costeira líbia do setor oeste junto à refinaria de Zawiya confiscou um petroleiro ao largo da zona de Aboukamacha que se dedicava ao contrabando de combustível com um carregamento de cinco mil 227 toneladas de gasóleo.

Numa declaração à imprensa, o porta-voz do chefe do Estado-Maior da Marinha, coronel Ayoub Gacem, indicou, quarta-feira, que o petroleiro Timmy Tyrone de pavilhão das ilhas Maldivas foi confiscado terça-feira com a uma tripulação de nove membros de diferentes nacionalidades.

Entre os membros da tripulação, figuram três de nacionalidade russa, cinco da Ucrânia e um da Grécia.

O coronel Gacem indicou que o petroleiro foi conduzido nas primeiras horas de terça-feira para o ponto da refinaria de Zawiya, antes de ser apresentado ao Ministério Público.

A gasolina na Líbia é subvencionada pelo Estado que gasta 800 milhões de dinares líbios (um dólar equivale a 1,39 dinares) de compensação. Ela é vendida a 200 dinares por litro, ou seja, duas vezes menos cara do que a água mineral.

A acessibilidade da gasolina com um preço módico na Líbia provocou um tráfico florescente para os países vizinhos, em particular a Tunísia, onde ela é revendida mais cara, mas também mais recentemente Malta que se tornou num dos destinos do tráfico de combustíveis.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ 30junho2016