Agência Panafricana de Notícias

Barack Obama assiste à cerimónia de abertura do Mundial

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O Presidente americano, Barack Obama, aceitou um convite para assistir à cerimónia de abertura da fase final do Mundial de 2010 na África do Sul, confirmou segunda- feira em Joanesburgo o presidente da FIFA, Sepp Blatter.
"Obama é um grande apoiante da África do Sul e do resto do continente", declarou o presidente da Federação Internacional de Futebol à margem da Taça das Confederações que ocorre actualmente neste país.
Obama, cujo pai nasceu no Quénia, visitou a África do Sul na qualidade de senador há três anos.
"A razão pela qual o Mundial nunca foi organizado em África é que o resto do mundo não tinha confiança neste continente.
Tive confiança em África e na África do Sul e chegou a altura de o resto do mundo fazer o mesmo", disse Blatter.
Exprimindo-se convencido de que o mundo assistirá a uma "espectáculo fantástico" por ocasião do Mundial, o presidente da FIFA sublinhou que a Taça das Confederações na África do Sul "é um sucesso no terreno e fora", o que é de bom agoiro para o torneio de 2010.
"A Taça das Confederações é um ensaio geral durante a qual podemos resolver as dificuldades.
É um verdadeiro sucesso.
A minha preocupação no início da competição era que alguns estádios não estavam cheios, mas isto foi corrigido pelo Comité de Organização Local (LOC)", disse Blatter.
"Agora que os Bafana-Bafana (nome da selecção de futebol da África do Sul) se qualificaram para as meias-finais, esperamos ter estádios cheios nas meias-finais e na final", sublinhou o presidente da FIFA.