Agência Panafricana de Notícias

Banco sul-africano liquidado por corrupção

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Alto Tribunal de Gauteng, na África do Sul, deu uma ordem definitiva de liquidar o banco VBS Mutual Bank, envolvido num escândalo de corrupção.

O banco central sul-africano introduziu um pedido de liquidação definitiva da instituição financeira, alegando que estava "totalmente falida".

Esta decisão prevaleceu apesar de apelos do Governo e de alguns partidos políticos para que o banco fosse salvo.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, declarou que os fundos roubados aos depositantes do banco, essencialmente reformados que colocaram as suas poupanças na instituição, devem ser recuperados.

Deve agora ser designado um liquidador para que o procedimento penal possa ser iniciado, com vista a deter os responsáveis por esta pilhagem de quase 138 milhões de dólares americanos.

O Banco foi colocado sob tutela, a 11 de março de 2018, em virtude da Lei dos Bancos Sul-africanos editada pelo Banco Central, que encontrou provas de pilhagem, fraude e corrupção de grande escala e recomendou que a direção do banco, as autoridades públicas e os auditores sejam perseguidos penalmente e responsabilizados civilmente.

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 13nov2018