Agência Panafricana de Notícias

Banco gabonês instala-se em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O BGFI Bank do Gabão abriu uma filial em São Tomé e Príncipe com um capital social avaliado em 7 milhões de euros, elevando para 8 as instituições bancárias em serviço na praça financeira santomense, soube a PANA de fonte oficial em São Tomé.

O presidente do grupo BGFI, Henri Claude Oyima, disse que o seu banco pretende ser uma referência na praça financeira santomense.

“Temos confiança no ambiente de negócios existente em São Tomé e Príncipe. Temos um capital social de 7 milhões de euros, isto demonstra a nossa ambição de sermos um autor incontornável neste mercado”, disse Henri Claude Oyima.

A governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe, Maria do Carmo Silveira, afirmou que o BGFI é um banco comercial e de investimentos propenso ao alargamento das suas atividades a áreas poucos exploradas pela banca corporativa.

Carmo Silveira destacou a evolução do sistema financeiro nacional e a sua consequente modernização e convidou outros bancos a alargarem outras áreas de serviços visando o fomento da economia para gerar emprego e riqueza.

Por seu lado, o primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada, falou da solidez deste grupo gabonês e salientou a sua importância para a economia nacional, pelo facto de residerem no Gabão 7 mil santomenses.

-0- PANA RMG/TON 28Março2012