Agência Panafricana de Notícias

Banco da CEDEAO e grupo financeiro franco-alemão rubricam acordo-quadro

Lomé, Togo (PANA)  - O Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO (BIDC), o Banco Regional de Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e ODDO BHF AG, grupo franco-alemão de serviços financeiros com vasta experiência e perícia em matéria de financiamento das Agências de Crédito para a Exportação (ACE), assinaram um acordo-quadro.

O presidente do BIDC, George Donkor, e  o diretor do ODDO BH  para os Serviços Bancários Intrernacionais e Empresas, Florian Witt, rubricaram esta nova parceria por videoconferência.

O acordo-quadro consiste numa linha de crédito não comprometida de 40 milhões de euros fornecida pelo ODDO BHF AG ao BIDC, nos termos do qual vários acordos de empréstimo individuais podem ser concluídos.

O seu campo de aplicação é flexível pois ele foi concebido para transações ligadas a projetos em toda a região da CEDEAO, que incluem fornecimentos provenientes da Europa, oficialmente apoiados pelas ACE como Atradius dos Países Baixos, Bpifrance Assurance Export de França ou Euler Hermes da Alemanha.

De acordo com a declaração, esta cooperação entre o BIDC e ODDO BHF AG representa uma contribuição importante para a promoção do desenvolvimento de diversos setores industriais na região da CEDEAO.

Ela visa reforçar cada vez mais as perspetivas das pequenas e médias empresas e indústrias a fim de lhes permitir contribuirem para o crescimento económico e criarem empregos.

O documento indica que os dois parceiros financeiros já estão numa fase avançada de discussões sobre  diversos projetos em domínios das energias renováveis, do agroalimentar e da produção farmacêutica, entre outros.

Segundo Donkor, a facilidade de crédito ilustra o empenho das duas instituições no programa de transformação da região através de um apoio sustentável ao setor vital do agroalimentar.

Witt reiterou que o ODDO BHF AG, com a sua divisão bancária internacional e a sua forte concentração em África, apoia a região da África Ocidental, há vários anos, e regozija-se com o facto de trabalhar com o BIDC.

-0- PANA MA/MTA/IS/SOC/FK/DD  03março2021