Agência Panafricana de Notícias

Banco compra dívida de €10,8 milhões da transportadora aérea cabo-verdiana

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), o segundo maior banco privado do país, vai comprar uma dívida de 10,8 milhões de euros da companhia aérea cabo-verdiana "TACV" junto das diversas entidades bancárias do arquipélago, apurou a PANA quarta-feira na cidade da Praia.

De acordo com uma resolução aprovada pelo Governo cabo-verdiano, esta compra foi autorizada com o objetivo de viabilizar medidas de saneamento financeiro dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV)", sendo o prazo de maturidade dos créditos da TACV alargado para 15 anos e sujeito a uma menor taxa de juro.

Na sua edição de quarta-feira, o jornal “Expresso das Ilhas” revelou que a Resolução, assinada pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, considera que a decisão de concentrar as dívidas da TACV junto de uma única entidade bancária vai permitir "poupanças significativas" no volume de encargos financeiros pagos mensalmente bem como facilitará a gestão da tesouraria da empresa.

Os TACV, com 57 anos de existência e a única transportadora inter-ilhas, têm enfrentado vários problemas, com o acumular de dívidas e cancelamentos e atrasos recorrentes nos voos.

A empresa tem registado rotura de tesouraria, tendo em conta que os gastos são muito superiores às receitas da empresa, que tem um passivo de 10 mil milhões de escudos (cerca de 90 milhões de euros).

-0- PANA CS/IZ 07jan2016