Agência Panafricana de Notícias

Banco chinês inicia atividades em Angola

Luanda, Angola (PANA) - A sucursal angolana do "Banco da China" inicia, esta segunda-feira, a sua atividade no país, com a sua apresentação formal simbólica numa das unidades hoteleiras de Luanda, soube-se de fonte desta instituição financeira na capital angolana.

A sua atividade operacional arranca terça-feira, na sua sede situada em Talatona, município de Belas, tornando-se assim no primeiro banco comercial asiático a abrir uma sucursal em Angola.

De acordo com uma nota da instituição citada pela agência angolana de notícias (Angop), o Banco da China (BOC) teve a sua primeira representação em Angola, em 2012, sob a forma de Escritório de Representação.

Em 2015, iniciou-se o processo de implementação de uma sucursal em Angola para apoiar o comércio entre os dois mercados e facilitar o investimento chinês no território angolano.

No ano seguinte, o BOC obteve a autorização formal para estabelecer uma sucursal para o exercício da atividade financeira bancária e passou a denominar-se "Banco da China Limitada - Sucursal em Luanda" ("BOC").

Um dos maiores bancos na China e com maior diversificação de produtos e serviços, o BOC ficou na quarta posição mundial em "Capital "Tier1", em 2016, sendo igualmente reconhecido pela sua reputação e gestão de liquidez.

-0- PANA IZ 04junho2017