Agência Panafricana de Notícias

Banco angolano inaugura nova sede na capital cabo-verdiana

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Angolano de Investimentos (BAI) em Cabo Verde inaugurou esta sexta-feira, na cidade da Praia, a sua nova sede social e a nova agência sede, num edifício construído em quatro anos e considerado um dos mais modernos do arquipélago, apurou a PANA de fonte financeira.

O edifício comercial, denominado BAI Center, fica situado numa zona privilegiada da Praia, em frente ao Palácio do Governo, onde vai nascer a futura praça financeira de Cabo Verde e onde já começaram a fixar-se as sedes dos principais bancos e instituições financeiram que operam no país.

O edifício, de 11 pisos do BAI Center, é já considerado um marco da arquitetura contemporânea em Cabo Verde, tendo em conta a qualidade dos serviços que oferece aos utentes.

Para além de albergar a sede do BAI Cabo Verde, ele disponibiliza vários espaços para escritórios no interior e três espaços comerciais no exterior, situados no piso térreo, com acesso direto para a rua.

O BAI Cabo Verde foi inaugurado na Cidade da Praia, a 21 de novembro de 2008, pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que também inaugurou o edifício sede da instituição financeira.

Em janeiro deste ano, o BAI Cabo Verde reforçou o seu capital com mais 330 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de quatro milhões de dólares americanos), o que perfaz um total de dois biliões e 330 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 28,8 milhões de dólares americanos), subscritos e realizados em dinheiro, de acordo com informações divulgadas no Boletim Oficial.

Este aumento de capital social numa conjuntura financeira adversa a nível mundial é, para os especialistas, um sinal de confiança no mercado cabo-verdiano.

Há cinco anos, o Banco Angolano de Investimentos em Cabo Verde arrancou com um capital social de dois biliões de escudos cabo-verdianos (cerca de 24 milhões de dólares americanos) e tendo como acionistas o BAI Angola (71%), a petrolífera Sonangol (19%) e a empresa cabo-verdiana Sogei (10%).

Hoje a instituição tem a sua sede na cidade da Praia e agências nos principais centros populacionais da capital (Achada Santo António e Plateau) e também nas ilhas do Sal e de São Vicente, assegurando assim a sua presença nas principais praças financeiras do país.

-0- PANA CS/IZ 02maio2014