Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial financia desenvolvimento de infraestruturas na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Zona Franca de Nouadhibou (ZFN), situada a 465 quilómetros a norte da capital mauritana, Nouakchott, vai beneficiar dum apoio do Banco Mundial (BM) para a execução dum projeto a médio e longo prazos visando o desenvolvimento de infraestruturas, anunciou esta quinta-feira a sua direção.

No quadro duma nova parceria com o BM, a ZFN vai beneficiar de 20 milhões de dólares americanos da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID) e de 50 milhões de dólares americanos do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) « para o desenvolvimento de infraestruturas, a melhoria da competitividade dos produtos haliêuticos mauritanos graças à sua transformação no local para mais valor acrescentado e a reforma do clima dos negócios » no país.

Estes recursos servirão para financiar estudos sobre projetos prioritários e contribuir para o reforço das capacidades em matéria de recursos humanos.

A cooperação entre a Zona Franca de Nouadhibou e o Banco Mundial comporta igualmente um eixo relativo à promoção da parceria entre os setores público e o privado, cujo lançamento está previsto para novembro de 2014.

-0- PANA SAS/JSG/IBA/FK/TON 2out2014