Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial financia comunicações no Togo

Lomé, Togo (PANA) - O Banco Mundial concedeu ao Togo um financiamento de 30 milhões de dólares americanos (15 biliões de francos CFA), no quadro da instauração do Programa Regional Oeste-Africano de Infraestruturas de Comunicações (WARCIP-Togo), soube a PANA esta quinta-feira de fontes próximas da representação da instituição de Bretton Woods em Lomé.

O projeto lançado pelo Banco Mundial vai ajudar o Togo a aumentar a cobertura geográfrica das redes de banda larga e reduzir os custos dos serviços de comunicação.

Além do aumento da cobertura geográfica, o projeto tem como ambição o reforço da conetividade regional e internacional, facilitando a conexão de todos os países da África Ocidental na infraestrutura mundial de rede de banda larga e a existência das infraestruturas de transmissão regional e nacional.

O Togo vai beneficiar, através deste projeto, da construção em Lomé dum "carrier hotel" ou centro de alojamento neutro e aberto, integrando um ponto de troca Internet (IXP), bem como um ponto de acesso competitivo de banda passante internacional, sublinha o Banco Mundial.

O país carece de alto débito em matéria de internet e os custos de comunicações são os mais caros da sub-região, apesar dos esforços consentidos pelo Estado para as tornar mais acessíveis.

-0- PANA FAA/TBM/SOC/MAR/TON 14novembro2013