Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial concede $ 37 milhões contra malária no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Banco Mundial concedeu 37 milhões de dólares americanos para apoiar o Projeto de Luta contra a Malária e as Doenças Tropicais Negligenciadas no Burkina Faso, soube a PANA quinta-feira de fonte governamental.

Um comunicado do serviço de informação do Governo revela que este projeto que cobre três países oeste-africanos (Burkina Faso, Mali e Níger) beneficia assim em cinco anos, de 121 milhões de dólares americanos dos quais 10 milhões para a Organização Oeste-Africana da Saúde (OOAS) sediada no Burkina Faso.

O Governo de transição "saúda esta iniciativa que acaba de consolidar o dispositivo nacional de luta contra estas doenças e convida as populações, neste período da estação das chuvas, a mais precauções para evitar a malária e as doenças negligenciadas", precisa a mesma fonte.

Segundo as estatísticas, em 2013, África registou cerca de 163 milhões de casos de malária, incluindo perto de 528 mil mortos.

Através do seu Programa Nacional de Luta contra a Malária (PNLP) criado em 1996, o Burkina Faso, um dos países mais afetados pela doença, conseguiu reduzir a taxa de falecimentos que passou atualmente de mais de cinco para 1,2 porcento.

Além disso, o país lançou pesquisas sobre um projeto de vacina contra o paludismo na aldeia de Nanoro, localidade situada na província do Boulkiemdé, na região do centro-oeste.

-0- PANA NDT/TBM/SOC/MAR/IZ 07ago2015