Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial avalia reconstrução da Líbia em $ 200 biliões

Túnis, Tunísia (PANA) – O custo da reconstrução e reabilitação das infraestruturas na Líbia está avaliado em 200 biliões de dólares americanos e a duração destas obras é de 10 anos, afirmou o Banco Mundial (BM).

No seu relatório intitulado « Resumido Económico e Periódico para a Região do Médio Oriente e a África do Norte », publicado sábado último à noite, o BM afirmou que a instauração da estabilidade, da segurança e da política bem como da paz nos países do Médio Oriente e da África do Norte pode acelerar a reconstrução dos Estados da região.

Também pode encorajar investimentos nestes países, o que contribuirá para o aumento do nível da produção de petróleo na Líbia, lê-se na nota.

Segundo o relatório, a guerra afetou diretamente quase 87 milhões de pessoas em quatro países na região do Médio Oriente e da África do Norte. Trata-se do Iraque, da Líbia, da Síria e do Iémen, ou seja o terço das populações da região onde a guerra afetou fortemente todos os aspetos da vida das pessoas.

A taxa de crescimento económico na região está aquém das previsões com pressões da guerra, o terrorismo e a diminuição do preço do petróleo, acrescentou a instituição financeira mundial, afirmando que as perspetivas para um crescimento a curto prazo são incertas.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/DD 7fev2016