Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial apoia projeto de desenvolvimento de ensino superior e de emprego na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – O Banco Mundial (BM) disponibilizou quinta-feira, para a Tunísia, 64 milhões de euros sob forma de empréstimo destinados a financiar um projeto de desenvolvimento do ensino superior e de promoção do emprego para diplomados deste nível, anunciou a diretora das operações para o Magrebe nesta instituição, Marie Françoise Marie-Nelly.

"Os chefes de empresas queixam-se da inadequação da formação em universidades com as reais necessidades do mercado do emprego", revelou a Marie Françoise Marie-Nelly, durante a cerimónia de assinatura de um acordo sobre este financiamento com o ministro tunisino do Desenvoklvimernto, Investimento e Cooperação Internacional, Yassin Ibrahim.

O projeto visa pôr as universidades numa situação de concorrência para desenvolver capacidades que permitam criar empregos em consonância com o setor privado, afirmou.

Por sua vez, o governante tunisino este empreendimento vai permitir reforçar capacidades dos estudantes e facilitar a sua inserção no mercado do emprego.

No mesmo registo, o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a assinatura brevemente dum acordo a favor da Tunísia estimado em dois biliões e 800 milhões de dólares americanos para uma duração de quatro anos e destinado às reformas económicas.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/DD 04março2016