Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial apoia programa do Congo com FMI

Brazzaville, Congo (PANA) – O Banco Mundial (BM) apoiará um programa que o Congo vai concluir com o Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciou no fim de semana em Brazzaville o administrador do país junto do BM, Seydou Bouda.

« O Banco Mundial faz parte dos parceiros do Congo e o programa que se faz sob a supervisão do FMI vai igualmente vinculá-lo por forma a contribuir para o financiamento das necessidades do programa, quer sob a forma de apoio orçamental quer sob a forma de assistência técnica", declarou Bouda no termo duma reunião com o chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso.

"Nós passamos em revista um conjunto de preocupações relativas ao Congo na sua parceria com o Banco Mundial. Nós vimos a carteira, as dificuldades financeiras para projetos, projetos sem financiamento, tais como os da barragem de Sounda, no sul, e do Fundo Azul para a Bacia do Congo", acrescentou.

Segundo o BM, em fevereiro de 2017, o seu volume de ações no Congo consiste em 12 projetos, avaliados em 805 milhões 800 mil dólares americanos, incluindo uma operação regional designada Backbone, que visa desenvolver uma rede das telecomunicações na África Central, e um projeto Redd de Redução das Emissões devidas à desflorestação e à degradação das florestas.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 16abril2018