Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial ameaça suspender projeto agrícola no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O Banco Mundial (BM) ameaçou suspender o seu apoio ao Projeto de Desenvolvimento Agrícola e Reabilitação das Pistas Rurais (PDARP), executado no Congo há três anos com o seu concurso, devido a prestações que ele julga pouco satisfatórias no terreno, soube a PANA esta quarta-feira junto do Ministério congolês da Agricultura.

O responsável do PDARP no Banco Mundial, Amadou Oumar Bâ, advertiu terça-feira a parte congolesa, durante uma reunião de validação do memorando de revisão a meio percurso do projeto.

Segundo ele, se este projeto fracassar ou for encerrado prematuramente, o país não poderá negociar, para os próximos anos, um outro projeto neste domínio.

Amadou Oumar Bâ sugeriu a revisão em baixa dos alvos deste projeto, como condição para se atingir o objetivo setorial projetado e para aumentar a nota deste projeto visando melhorar a produção agrícola no país.

« A única condição para se elevar a nota deste projeto seria a revisão em baixa dos alvos deste programa, simplesmente, pois o que não se pôde fazer em três anos, não pode ser feito em menos de dois anos, mesmo se se tiver a pretensão de ter todos os meios », disse o responsável do BM à parte congolesa durante a reunião de revisão.

O Banco Mundial, que notou algumas « derrapagens » em diferentes componentes do projeto, desejou a restuturação das principais vertentes, tendo em conta o atraso registado na aplicação das atividades projetadas.

Trata-se de reduzir o número de atividades, nomeadamente as pistas agrícolas por reabilitar estimadas em 44, o número de infraestruturas de mercado e o número dos microprojetos avaliados em 600 antes.

A consideração destas medidas de salvaguarda ambiental e sociais precedentemente não observadas no projeto desde a sua entrada em vigor em 2008 faz parte das correções desejadas pelo BM.

Para Amadou Oumar Bâ, estas medidas vão permitir ao país colocar-se na legalidade e oferecer maiores oportunidades ao projeto de ser concluído em finais de Dezembro de 2012 com uma nota satisfatória.

Ele afirmou que isto dará maiores oportunidades ao Congo de negociar a segunda fase, mas sobretudo de continuar a beneficiar do apoio do banco no domínio da agricultura.

O PDARP, financiado em partes iguais pelo Congo e pelo Banco Mundial com uma soma global de 20 biliões de francos CFA (mais de 41 milhões de dólares americanos), visou no total 600 projetos.

Ele foi iniciado por um acordo assinado entre o Governo congolês e o BM, através da Associação Internacional para o Desenvolvimento, lembre-se.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 23fev2011