Agência Panafricana de Notícias

Banco Central santomense realiza primeiro leilão de Bilhetes do Tesouro

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Banco Central de São Tomé e Príncipe arrecadou cerca de três milhões de euros, para financiar obras públicas, através do leilão de Bilhetes do Tesouro, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

Uma nota de imprensa a que a PANA teve acesso terça-feira refere que este primeiro leilão realizado segunda-feira foi "bem sucedido, tendo em conta que a procura global das instituições financeiras ultrapassou o montante da oferta".

Foram mais de três milhões de euros o montante solicitado pelo Governo, mas os bancos comerciais estavam na disponibilidade de elevar o montante para mais de cinco milhões de euros, indica a nota.

De acordo ainda com o mesmo documento, este resultado marca um nova etapa no processo de dinamização do sistema financeiro nacional.

Instrumento financeiro amplamente utilizado pelos Governos nas economias avançadas e em desenvolvimento, o Bilhete do Tesouro pode ser utilizado para fins de política monetária ou política fiscal, enquanto mecanismo de financiamento alternativo de curto prazo.

-0- PANA RMG/IZ 01julho2015