Agência Panafricana de Notícias

Ban Ki-moon preocupado com violência após presidenciais no Gabão

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organizacao das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, exprimiu quarta-feira a sua profunda preocupação a respeito dos relatórios sobre incêndios criminosos e confrontos entre manifestantes e forças de segurança na capital gabonesa, Libreville, depois do anúncio oficial dos resultados provisórios das presidenciais no país.

Segundo um comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Ban Ki-moon apelou igualmente a todos os atores em caus para se absterem de novos atos de violência que possam prejudicar a paz e a estabilidade do país.

Apelou igualmente às autoridades para fazerem com que as forças de segurança nacionais ponderem a sua rispsota aos protestadores », declarou o porta-voz no comunicado.

Reiterou o seu apelo a todos os dirigentes políticos para responderem aos seus diferendos de maneira pacífica e resolverem a todos os diferendos pelas vias constitucionais e jurídicas existentes”.

Conversant por telefone terça-feira com dirigentes gaboneses em competição para a Presidência do país, o SG da ONU exprimiu as suas preocupações sobre rea triunfalismo prematuro relativos aos resultados do escrutínio fora de qualquer processo oficial.

Exortou-lhes a fazerem compreender os seus apoiantes a necessidade da moderação.

O comunicado de quarta-feira indicou igualmente que o chefe da ONU exortou o seu representante especial para a África Central, Abdoulaye Bathily, a acompanhar os atores políticos do Gabão nos seus esforços para acalmar a situação e resolver pacificamente as questões litigiosas que emanam do processo eleitoral.

Acrescentou que Ki-moon vai continuar a acompanhar a situação de perto, indicando o documento.

O Presidente cessante Ali Bongo foi declarado vencedor das presidenciais com 49,80 porcento dos votos contra 48,23 porcento do seu rival, Jean Ping.

Os resultados mostram que a margem da vitória do Presidente Bongo era só de cinco mil e 594 votos num total de seis mil e 805 eleitores inscritos.

Quarta-feira à noite, o edifício da Assembleia Nacional do Gabão na capital foi incendiado por manifestantes contra a vitória estreita do Presidente Bongo.

-0- PANA MA/MTA/BEH/SOC/MAR/DD 02set2016