Agência Panafricana de Notícias

Ban Ki-moon preocupado com operação de segurança no sudeste do Congo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, expressou quarta-feira à noite a sua inquietude relativamente a uma operação de segurança atualmente em curso na região do de Pool (sudeste) e o seu impacto sobre a população civil congolesa, indica um comunicado onusino divulgado no mesmo dia.

Durante uma conversa telefónica com o Presidente congolês, Denis Sassou-Nguesso, Ki-moon convidou o seu interlocutor a certificar-se de que trabalhadores humanitários e outros atores importantes podem ter acesso às regiões afetadas por esta operação.

O SG da ONU pediu igualmente ao chefe de Estado congolês para fazer com que as forças de segurança dêem prova de moderação no uso da força e acatem obrigações do Congo no quadro do direito humanitário internacional e dos direitos humanos.

Sublinhou na mesma ocasião a necessidade de um diálogo político para reforçar a unidade nacional no rescaldo das eleições de março último, insistindo na importância do compromisso pessoal de Sassou-N'Guesso e reafirmando ao mesmo tempo a disposição das Nações Unidas de apoiar o Governo e povo congoleses.

Por outro lado, Ban Ki-moon agradeceu ao chefe de Estado congolês o seu papel na República Centroafricana (RCA) desejando que o mesmo prossiga neste período pós-transição.

-0- PANA AA/MA/FJG/JSG/DD 19maio2016