Agência Panafricana de Notícias

Bamako alberga jubileu das independências do Mali e Senegal

Bamako- Mali (PANA) -- O Mali e o Senegal vão organizar conjuntamente uma semana cultural e desportiva de 19 a 22 de Abril em Bamako para marcar a sua acessão comum à independência em 1960, soube a PANA terça-feira junto dos representantes dos dois governos na capital maliana.
O embaixador do Senegal, Saoudatou Ndiaye Seck, e o presidente da Comissão Nacional de organização das festividades do cinquentenário do Mali, Oumar Hamadoun Dicko, discutiram sobre o assunto segunda-feira em Bamako.
Várias manifestações culturais e desportivas decorrerão durante estes festejos nos quais participarºao cientístas e empresários malianos e senegaleses, de acordo com os organizadores do evento.
Um serão senegalês e conferências-debates com a participação de estudantes, mulheres líderes, operadores económicos dos dois países figuram igualmente no programa.
A abertura desta semana cultural senegalo-maliana será presidida a 19 de Abril no Museu Nacional do Mali pelo Presidente maliano, Amadou Toumani Touré.
Em Abril de 1959, O Sudão francês (actual Mali) e o Senegal, independentes da França, reuniram-se para formar a Federação do Mali com um Governo e um Parlamento federais.
No entanto, a Federação do Mali vai desmoronar-se a 20 de Agosto de 1960 porque cada país proclamou a sua independência separadamente.