Agência Panafricana de Notícias

Bamako acolhe conferência internacional sobre proteção de património cultural do Mali

Bamako, Mali (PANA) - Uma conferência internacional sobre implicações e desafios ligados à proteção do património cultural e à salvaguarda de manuscritos antigos do Mali inicia-se esta quinta-feira quarta-feira em Bamako, sob a égide do ministra maliano da Cultura, N’Diaye Ramatoulaye.

Organizada pelo ministério maliano da Cultura em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), este encontro de dois dias permitirá aos participantes trocarem experiências sobre a proteção do património cultural, a salvaguarda dos manuscritos antigos do Mali.

Também se vão inspira nas experiências dos países em situação de conflito, de acordo com a governante.

A conferência fará ainda recomendações sobre a reconstrução do património cultural destruído durante a crise de 2012.

Peritos malianos e cerca de 15 países, bem como membros da sociedade civil maliana, tomam parte neste fórum cuja abertura foi presenciada pelos representantes da Cooperação Suíça no Mali, da UNESCO e da MINUSMA (Missão das Nações Unidas no Mali).

Esteve igualmente presente na cerimónia de abertura o embaixador da União Europeia (UE) no mali, Allain Holleville.

Tomando a palavra, Holleville reiterou o compromisso da UE de prosseguir o seu apoio financeiro com uma contribuição de 450 milhões de FCFA e um fundo adicional de 330 milhões de FCFA para obras de reconstituição do património destruído no norte do Mali.

-0- PANA GT/TBM/SOC/DD 15mar2017