Agência Panafricana de Notícias

Bamako acolhe colóquio sub-regional sobre criminalidade transnacional na África Ocidental

Bamako, Mali (PANA) – Um colóquio sub-regional sobre a criminalidade transnacional na África Ocidental iniciou-se, quinta-feira, em Bamako, constatou a PANA no local.

Participam no encontro de três dias peritos da luta contra a criminalidade transfronteiriça do Benin, do Burkina Faso, da Côte d’Ivoire, da Guiné Conakry, do Níger, do Togo, do Senegal e do Mali.

A eles se juntam seus colegas dos Camarões e do Tchad no encontro organizado pelo Governo maliano, em parceria com a Organização Internacional da Francofonia (OIF) e a Associação Internacional dos Procuradores e Agentes Francófonos (AIPPF).

Durante os trabalhos, os peritos analisarão a luta contra o terrorismo, o crime organizado, a delinquência económica e financeira, técnicas de investigação, a cooperação internacional e ações patrimoniais.

O colóquio deverá favorecer o aperfeiçoamento de várias grandes convenções internacionais relativas ao auxílio judiciário mútuo em matéria penal, extradição e transferência de pessoas condenadas, entre outros.

A banda sahelo-sariana é palco de grande banditismo de todo tipo, de tráfico de droga e armas bem como de terrorismo que culminou na ocupação em janeiro de 2012, por islamitas de AQMI, do MUJAO e de Ansardine, das regiões do norte do Mali durante vários meses.

Quase um ano depois, estas zonas foram finalmente libertas graças à intervenção das forças francesas, africanas e malianas.

-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/DD 13dez2013