Agência Panafricana de Notícias

Balanço de vítimas do massacre de Tripoli aumenta para 47 mortos

Tripoli, Líbia (PANA) – O balanço das vítimas do massacre de sexta-feira última na capital líbia, Tripoli, foi revisto em alta, passando de 43 para 47 mortos e de 460 feridos para 518, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Tripoli, Al-Sadat al-Badri.

« O balanço dos mártires da sexta-feira sangrenta aumentou para 47 mortos e 518 feridos», disse, acrescentando que estes números podem aumentar mais ainda com os 16 casos de feridos atualmente em tratamentos intensivos nos hospitais.

Segundo ele, estima-se em 88 feridos ligeiros ou medianamente atingidos, e que 60 feridos entre os manifestantes foram evacuados para a Tunísia enquanto se aguarda pela evacuação de 22 outros casos.

Países como o Egito, Malta, a Finlândia e Itália exprimiram a sua disponibilidade de receber feridos.

O último balanço avançado pelo Ministério da Saúde dava conta de 43 mortos e 460 feridos, vítimas de fogo aberto por homens armados contra manifestantes pacíficos que se digiriam para o bairro de Gharghour, centro de Tripoli, onde estavam instaladas as milícias de Misrata e cuja partida era exigida pelos manifestantes.

O Exército líbio começou segunda-feira a instalar-se nos bairros de Tripoli « no quadro da execução do plano para a segurança da capital”, segundo um comunicado do Governo.

-0- PANA AD/IN/TBM/FK/IZ 19nov2013