Agência Panafricana de Notícias

Balanço de ataques terroristas na Tunísia eleva-se a 14 mortos e 20 feridos

Túnis, Tunísia (PANA) - O balanço dos ataques levados quarta-feira à tarde contra postos do Exército tunisino por suspostos terroristas no Monte Chaambi, perto da fronteira argelina, aumentou elevando o número de mortos a 14 soldados e dos feridos a 20, anunciou quinta-feira o Ministério da Defesa.

Segundo um dos porta-voz desta instituição, Rachid Bouhoula, este novo balanço não é definitivo, na medida em que, frisou, as unidades do Exército continuam esta quinta-feira operações de campo para evacuação das vítimas e perseguir os assaltantes.

Os ataques foram reivindicados por uma brigada denominada Uqba Ibn Nafaa, num comunicado divulgado à noite na sua página no Facebook.

Os atacantes surpreenderem os militares acampados em dois postos de controlo quando estavam a quebrar o jejum do Ramadão, disparando com lança-foguetes de tipo RPG e com metralhadoras.

O Exército tunisino persegue, neste maciço montanhoso declarado zona encerrada, cerca de 30 supostos terroristas ligados à Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e dirigidos por Argelinos, de acordo com várias fontes concordantes.

Uma operação semelhante ocorreu no ano passado, igualmente durante o mês do Ramadão, durante a qual oito soldados tunisinos morreram degolados.

-0- PANA BB/DIM/DD 17julho2014