Agência Panafricana de Notícias

Balanço da explosão em mina aumenta para 16 mortos no Gana

Accra, Gana (PANA) – O balanço da explosão numa mina em Gbane, no distrito de Talensi, na região de Upper East, ocorrida quarta-feira no Gana, passou para 16 vítimas mortais, noticiou a imprensa local.

Segundo a fonte, os médicos do Hospital Regional de Upper East tentam atualmente salvar outros feridos que continuam num estado crítico.

Por outro lado, a Polícia deteve cinco pessoas ligadas a este acidente ocorrido na mina situada no nordeste do Gana.

O acidente ocorreu quando mineiros ilegais ignoraram uma advertência contra qualquer atividade de prospeção, pois a empresa mineira Shaanxi Mining Company previa detonar explosivos na sua concessão.

A Comissão dos Recursos Minerais do Gana ordenou à empresa Shaanxi Mining Ghana Limited, que exerce a sua atividade na zona, a cessar qualquer operação mineira na mina de Gbane e com efeito imediato.

O comandante adjunto da Polícia Regional de Upper East Region, Paul Ayertery, afirmou que a empresa mineira foi encerrada para não perturbar o inquérito sobre o incidente.

"Por razões de segurança, nós pedimos-lhes que cessem qualquer operação e deixem as investigações seguir o seu curso", disse Ayertey.

O presidente interino da Associação dos Pequenos Exploradores Mineiros de Upper East, Robert Tampoare, prometeu que eles reagirão para impedir a empresa Shaani Mining Company Ltd de "matar os nossos colegas".

No entanto, a empresa Shaanxi Mining Ghana Ltd negou, por seu lado, qualquer responsabilidade por este incidente.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 26jan2019