Agência Panafricana de Notícias

Balanço da digressão africana do Presidente tunisino

Túnis, Tunísia (PANA) – Os Presidente guineense, Alpha Condé, gabonês, Ali Bongo Ondimba, e tchadiano, Idriss Deby Itno, poderão efetuar visitas oficiais à Tunísia em finais de setembr próximo, anunciou, sábado, durante um briefing, o porta-voz da Presidência da República tunisina, Adnan Monsar.

Este briefing, ressalta-se, concentrou-se no balanço da digressão africana do chefe do Estudo tunisino, Moncef Marzouki, que o levou sucessivamente ao Mali, ao Níger, ao Tchad e ao Gabão.

Aproveitando a ocasião, o conselheiro em economia do Presidente tunisino, Anis Jaziri, afirmou que ''a digressão efetuada por Marzouki se inscreve no âmbito de uma parceria com África'', sublinhando que a nova orientação económica da Tunísia é o mercado africano.

''O continente africano registou um renascimento económico'', disse, precisando que ''África é o futuro no plano económico''.

Os investimentos estrangeiros sem África são importantes, indicou ainda Jaziri, citando o exemplo da China que, segundo ele, investiu 100 biliões de dólares nos países africanos.

A Tunísia deve ter o seu lugar efetivo neste mercado, insistiu finalmente.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/CJB/DD 28jun2014