Agência Panafricana de Notícias

Baixa de preço de petróleo reduz crescimento de países africanos, segundo FMI

Túnis, Tunísia (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou terça-feira que a redução do preço do petróleo vai diminuir o crescimento dos países produtores do petróleo na África Subsariana, o que vai levar os Governos a efetuar importantes reformas políticos.

O FMI prevê uma baixa do crescimento para 4,5 porcento no ano em curso devido, em grande parte, à diminuição do preço do petróleo, mas considera que a taxa de crescimento vai aumentar para 5,1 porcento no próximo ano.

Segundo o FMI, num relatório sobre as perspetivas económicas regionais, a baixa do preço do petróleo constitui um importante desafio para os oito países exportadores do "ouro negro".

A taxa de crescimento da Nigéria estará situada em 2015-2016 em cerca de 5 porcento, a mais importante em média nos países africanos a Sul do Sara, mas inferior às estimativas do FMI em outubro passado, que eram de 7,5 procento.

O Fundo prevê uma taxa de crescimento para Angola, segundo maior país produtor de petróleo do continente, de 4,25 porcento durante o mesmo período (2015-2016) contra 5,50 porcento para 2012-2011.

A taxa dos países da África Central exportadores de petróleo (Gabão e Guiné Equatorial) estimou-se em 4,25 porcento contra previsões de 5 porcento em outubro passado.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/TON 28 abril 2015