Agência Panafricana de Notícias

BOAD financia construção de estação de água no Senegal

Lomé, Togo (PANA) - O Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) empretsou terça-feira à Empresa Nacional das Águas do Senegal (SONES) quatro biliões e 560 milhões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 490 dólares americanos) para construir uma estação e aumentar a produção de água e sua melhoria, revela um comunicado do banco divulgado na sua sede em Lomé.

O acordo de empréstimo assinado em Dakar pelo presidente do BOAD, Christian Adovellande, e pela diretora-geral da SONES, Anta Seck, vai permitir melhorar a qualidade das águas distribuída em Dakar pela construção duma estação para o tratamento das águas de forte teor de ferro e de sulfureto de hidrogénio das perfurações situadas na zona de captação de Pout e de Sebikotane, precisa o comunicado.

Além da melhoria da qualidade da água, o empréstimo vai permitir à SONES aumentar 18 mil 960 metros cúbicos por dia a produção de água.

Este apoio constitui a sexta intervenção que o BOAD efetua diretamente em benefício da SONES depois da reforma do setor hidráulico.

As outras intervenções neste setor têm sido feitas diretamente em benefício do Estado senegalês, sublinha o banco cujo montante global das intervenções no domínio da hidráulica urbana no Senegal estima-se em 24 biliões e 43 milhões de francos CFA.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/IZ 29maio2014