Agência Panafricana de Notícias

BOAD capitaliza banco senegalês com $ 2,165 milhões

Dakar, Senegal (PANA) – O Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), sediado em Lomé, no Togo, vai participar com um bilião de francos CFA (dois milhões 165 mil dólares americanos) no capital social do Banco Nacional para o Desenvolvimento Económico (BNDE), em criação no Senegal, anuncia um comunicado oficial.

"O BOAD aceitou subscrever este projeto porque se enquadra na sua estratégia de intervenção a favor do setor privado para a promoção das Pequenas e Médias Empresas (PME) dos países da UEMOA (União Económica e Monetária Oeste Africana)", indica o comunicado da instituição bancária sub-regional.

O BNDE, que vai substituir o Fundo de Promoção Económico (FPE), precisa de 10 biliões de francos CFA, ou seja 20 milhões de dólares para iniciar as suas atividades.

"A criação do BNDE vai contribuir sem dúvida para responder à falta de financiamento das PME senegalesas", indica a nota, acrescentando que, com esta participação no capital do BNDE, o montante total dos apoios do BOAD a favor do setor privado no país se eleva para 98,792 biliões de francos CFA (quase 197,584 milhões de dólares).

-0- PANA SIL/JSG/CJB/IZ 10fev2012