Agência Panafricana de Notícias

BOAD apoia saneamento e pavimentação de Porto-Novo

Cotonou- Benin (PANA) -- O Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) emprestou ao Benin quatro biliões de francos CFA (1 dólar americano equivale a 452 francos CFA) com vista ao financiamento parcial do Projecto de Pavimentação e Saneamento da cidade de Porto-Novo, capital política do país, situada a 30 quilómetros de Cotonou, segundo um comunicado de imprensa da instituição bancária transmitido quarta-feira à PANA.
Segundo esta nota, este projecto visa remediar o problema de mobilidade das populações da cidade e dar uma resposta ao saneamento precário em que se encontram alguns bairros da zona do projecto constantemente inundados.
As reabilitações previstas no quadro deste projecto permitirão melhorar o ambiente urbano e a situação sanitária das zonas abrangidas pelo reforço do sistema de gestão dos resíduos domésticos.
Este projecto ajudará igualmente a garantir a drenagem das águas pluviais e a segurança da população contra a inundações, melhorando ao mesmo tempo a circulação na cidade graças à normalização das vias a reabilitar.
Estimado em cinco biliões 500 milhões de francos CFA (13 milhões de dólares americanos), dos quais quatro biliões financiados pelo BOAD, um bilião 500 milhões assumidos pelo orçamento nacional e 25 milhões garantidos pela Câmara Municipal de Porto-Novo, o empreendimento vai durar 20 meses, dos quais 11 das obras.
Este apoio financeiro eleva para 201 biliões de francos CFA (cerca de 410 milhões de dólares americanos), o montante dos compromissos do BOAD no Benin, que inclui todos os sectores.
O fundo eleva igualmente para 81 biliões 500 milhões de francos CFA, o montante total dos compromissos financeiros do BOAD nos domínios das insfraestruturas e dos transportes.