Agência Panafricana de Notícias

BM financia reabilitação de estradas danificadas pelas chuvas em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Mundial (BM) já garantiu a Cabo Verde um financiamento de 152 milhões de escudos (cerca de 1,38 milhão de euros) para a reabilitação das estradas danificadas pelas fortes chuvas que se abateram este ano sobre o arquipélago, apurou a PANA sexta-feira de fonte autorizada.

Grande parte deste montante será utilizado para reparar os avultados estragos causados pelas enxurradas no troço da estrada que liga a cidade da Praia ao município de Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, o que tem impedido a circulação de veículos pesados nessa que é a via mais movimentada do país.

Este constrangimento na circulação, que afeta sobretudo o transporte de mercadorias e bens na mais populosa ilha do arquipélago, tem sido alvo de críticas por parte dos deputados do Movimento para a Democracia (MpD), principal partido da oposição, pela morosidade no arranque das obras no referido troço que está a prejudicar a população.

Isto porque, há mais de três meses que os camionistas de Santa Catarina transportam as mercadorias, utilizando a via alternativa da Calheta São Miguel, mais longa e por isso com “custos mais avultados".

Reagindo a essas críticas, o ministro dos Assuntos Parlamentares e da Defesa, Rui Semedo, revelou que as obras de reabilitação não se iniciaram ainda por causa dos procedimentos normais com a empresa contratada que vai executar os trabalhos de forma a serem cumpridas todas as formalidades exigidas pelo financiador.

“Temos consciência de que a população do interior de Santiago está a ser prejudicada em consequência dos danos provocados com as quedas das últimas chuvas”, disse Rui Semedo, precisando que o Governo teve de procurar recursos financeiros para a reabilitação das estradas danificadas.

-0- PANA CS/IZ 12dez2015