Agência Panafricana de Notícias

BM e FMI mantêm Assembleias-Gerais em Marraquexe

Washington, Estados Unidos (PANA) - O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) mantêm as suas reuniões anuais com Marrocos, conforme previstas de 9 a 15 de outubro, em Marraquexe (sudoeste marroquino), segundo uma declaração divulgada segunda-feira em Washington.

“Neste momento muito difícil, acreditamos que as Reuniões Anuais proporcionam uma oportunidade para a comunidade internacional demonstrar o seu apoio a Marrocos e aos seus habitantes, que, mais uma vez, dão prova de resiliência face à tragédia (terramo)” que atingiu a região de Al Haouz (leste), lê-se neste numa declaração do presidente do BM, Ajay Banga, da diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, e da ministra marroquina da Economia e Finanças, Nadia Fettah Alaoui.

“Desde o devastador terramoto ocorrido em 8 de setembro (corrente) em Marrocos, os serviços do BM e do FMI realizaram, em estreita coordenação com autoridades marroquinas e uma equipa de especialistas, uma avaliação aprofundada da capacidade de Marraquexe acolher as reuniões anuais de 2023”, especifica a mesma fonte.

Esta avaliação, indica-se, consistiu principalmente em garantir que a realização destas assembleias não perturbe atividades essenciais de socorro e reconstrução, e que a segurança dos participantes possa ser garantida.

“No final de um exame cuidadoso das conclusões, a administração do Banco Mundial e do FMI decidiram, em consonância com as autoridades marroquinas, manter a organização destes encontros anuais em Marraquexe, adaptando ao mesmo tempo o conteúdo das circunstâncias do evento”, acrescenta a mesma fonte.

Esta grande reunião reunirá delegados dos 190 países membros destas duas instituições internacionais, incluindo líderes do setor público (bancos centrais, ministérios das finanças e desenvolvimento, parlamentares) e do setor privado, bem como representantes de organizações da sociedade civil e especialistas da academia.

Esta será a primeira vez em 50 anos que estas Assembleias serão realizadas no continente africano.

-0- PANA AT/IN/JSG/MAR 19setembro 2023