Agência Panafricana de Notícias

BEI financia construção de central hidroelétrica na Zâmbia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar com 50 milhões de euros a construção na Zâmbia duma central hidroelétrica na barragem de Itezhi-Tezhi e duma linha de transporte elétrica de 291 quilómetros para Lusaka, a capital zambiana, ligando assim a central elétrica à rede nacional e ao pólo enérgico da África Austral, indica um comunicado recebido quinta-feira pela PANA em Bruxelas.

Segundo o BEI, a realização deste projeto permitirá reduzir o custo da fatura de energia na Zâmbia, encarecida atualmente pelas importações, e a dependência da eletricidade produzida pelas centrais de carvão.

Com uma potência de 120 megawatts, a central de Itezhi-Tezhi aumentará a capacidade da produção elétrica na rede nacional e vai melhorar a viabilidade e a qualidade do abastecimento de energia na Zâmbia, indica o comunicado.

Além do financiamento do BEI, o projeto dum custo total de 375 milhões de euros, beneficiará de apoios da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), da Proparco, do Banco de Desenvolvimento da África Austral, do Estado indiano e da empresa industrial TATA.

O Fundo Fiduciário UE-África para as infraestruturas participará igualmente no financiamento do projeto.

-0- PANA AK/JSG/MAR/TON 14dez2012