Agência Panafricana de Notícias

BEI empresta 35 milhões de euros à Namíbia

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O Banco Europeu de Investimento (BEI) emprestou 35 milhões de euros à Namíbia para o financiamento de obras de construção duma linha eléctrica de ligação à Faixa de Caprivi, no norte do país, soube-se de fonte oficial em Bruxelas.
De acordo com um comunicado do BEI, transmitido segunda-feira à imprensa em Bruxelas, estes fundos destinam-se à empresa nacional de electricidade da Namíbia, a "Nam Power", para a construção duma conexão que ligará as redes eléctricas namibianas e zambianas.
Além dos 35 milhões de euros concedidos pelo BEI, a Nam Power vai beneficiar de 15 milhões de euros do Fundo Fiduciário União Europeia- África, um instrumento financeiro especial criado em 2008 para a construção de infraestruturas em África.
De 970 quilómetros de comprimento, a nova linha eléctrica cuja construção será concluída em 2009 partirá de Katima Mulilo, a capital da Faixa de Caprivi, para se dirigir para a Zâmbia e o Bostwana.
Ela permitirá a instalação de interconexões eléctricas entre diferentes países da África Austral, sublinha o comunicado do BEI.
A construção da nova linha permitirá ainda a criação de cerca de um milhar de empregos, precisa ainda o comunicado.