Agência Panafricana de Notícias

BERD concede 250 milhões de euros para energia no Egito, Marrocos e Tunísia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) concedeu 250 milhões de euros sob forma de empréstimo para financiar um programa destinado ao setor privado para a produção de energia renovável no Egito, em Marrocos e na Tunísia, países amplamente tributários de importações de hidrocarbonetos.

Segundo um comunicado oficial desta instituição financeira europeia, a energia que será produzida será vendida diretamente aos consumidores do setor privado como os produtos de cimento e os grupos hoteleiros.

O comunicado precisa que o projeto marroquino do parque eólico Khallali, com capacidade de 120 megawatts, será prioritário no quadro deste programa de financiamento.

Os projetos apoiados nestes países poderiam causar reduções diretas de pelo menos 700 mil toneladas de dióxido de carbono anualmente.

Paralelamente a estes empréstimos, um programa de assistência técnica de mais de um bilião de dólares americanos será lançado pela União Europeia para apoiar a preparação e a análise dos projetos.

-0- PANA AK/JSG/SOC/MAR/TON 7novembro2015