Agência Panafricana de Notícias

BDEAC prossegue com reformas para melhorar seu desempenho financeiro, diz eu presidente

Brazzaville, Congo (PANA) - O Banco de Desenvolvimento dos Estados da África Central (BDEAC) prossegue com o processo das reformas para a melhoria do seu desempenho financeiro sub-regional, segundo o seu presidente, Fortunato Mbo Nchama.

"Não podemos dizer termos reformado e, depois, paramos aqui. Outras reformas vão seguir. A ideia é de fazer com que o BDEAC seja como as outras instituições similares no mundo e nunca atrás em relação aos outros", disse Nchama, no termo de um conselho de administração realizado terça-feira última em Brazzaville.

O presidente do BDEAC indicou que a assembleia geral que se realiza quarta-feira, na capital congolesa, constitui a última etapa para a adoção das reformas que concernem aos textos fundamentais da instituição, bem como à sua política e a outros quadros.

As reformas do BDEAC resultam das reuniões anteriores e da Cimeira dos Chefes de Estado da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), realizada em 2018 em N’Djamena, no Tchad.

A implementação destas decisões, algumas das quais abrangem os estatutos do banco, deve permitir redinamizar a instituição comunitária, que atravessou uma zona de turbulências, há alguns anos, afirmou Nchama, frisando que "a progressão do BDEAC é positiva e incentivadora".

O conselho de administração do BDEAC reuniu os representantes de seis países da CEMAC, designadamente os Camarões, a República Centroafricana, o Congo, o Gabão, a Guiné- Equatorial e o Tchad, bem como acionistas, entre os quais a França e Marrocos.

-0- PANA MB/JSG/CJB/DD 18jan2019