Agência Panafricana de Notícias

BDEAC concede $ 21,7 milhões a três países da África Central

Brazzaville, Congo (PANA) – O Banco de Desenvolvimento dos Estados da África Central (BDEAC) aprovou um financiamento parcial dos empréstimos de cerca de 10 biliões de francos CFA (21 milhões 700 mil dólares americanos), destinados aos Camarões, ao Gabão e ao Congo, anunciou esta terça-feira, em Brazzaville, uma fonte próxima desta instituição financeira.

Para os Camarões, os empréstimos concernem à saúde com a produção de compressas e ao agroalimentar, nomeadamente o setor do cacau.

Os projetos do Gabão incluem a energia e a instalação de infraestruturas que devem acompanhar a indústria madereira.

Para o Congo, trata-se de modernizar a produção de leite e de sumo de fruta pela empresa congolesa Bayo.

Em 2008, o BDEAC previa, para os próximos cinco anos, um volume de compromissos financeiros de 220 biliões de francos CFA (mais de 481 milhões de dólares americanos) dos quais 154 biliões (mais de 337 milhões de dólares americanos) reservados para projetos do setor privado, ou seja 70 porcento.

Em 2007, 60 porcento dos apoios deste banco foram atribuídos ao setor privado contra 40 porcento ao setor público da sub-região.

O BDEAC agrupa seis Estados, designadamente os Camarões, o Congo, a República Centro- Africana (RCA), o Gabão, a Guiné Equatorial e o Tchad.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 28junho2011