Agência Panafricana de Notícias

BDEAC concede $ 109 milhões para projetos de energia e da agricultura na África Central

Brazzaville, Congo (PANA) - O Banco de Desenvolvimento dos Estados da África Central (BDEAC) acaba de aprovar quatro propostas de empréstimo estimadas em 50 biliões de FCFA (cerca de 109 milhões de dólares americanos) para projetos centrados na energia e na agricultura nos países membros, soube a PANA segunda-feira de fonte próxima desta instituição financeira.

Estas propostas de empréstimos concernem aos setores prioritários da energia, da transformação da madeira e da agro-alimentar, de acordo com a fonte.

Segundo o administrador dos Camarões no BDEAC, Hamadou Sambo, o BADEAC aatribuiu ao seu país dois empréstimos de 35 biliões de FCFA (cerca de 73 milhões de dólares americanos) para projetos da central hidroelétrica de Lom Pangar e de 20 biliões de FCFA (cerca de 41 milhões e 686 mil dólares americanos) para a central elétrica de gás de Kribi.

O BDEAC, sediado em Brazzaville, no Congo, aprovou igualmente um empréstimo de três biliões de FCFA para projetos agrícolas no Congo.

Operacional desde 1977, o banco agrupa seis Estados da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), designadamente os Camarões, a República Centroafricana, o Congo, o Gabão, a Guiné Equatorial e o Tchad.

-0- PANA MB/TBM/IBA/CJB/DD 12set2011