Agência Panafricana de Notícias

BDEAC autorizado a lançar segundo empréstimo obrigacionista de $73,947 milhões

Brazzaville , Congo (PANA) – A Comissão de Controlo dos Mercados da África Central (COSUMAF) autorizou o Banco de Desenvolvimento dos Estados da África Central (BDEAC) a lançar nos próximos dias o seu segundo empréstimo obrigacionista no valor de 35 biliões de francos CFA (mais de 73 milhões 947 mil dólares americanos), soube-se quinta-feira de fonte oficial em Brazzaville.

« O reembolso destes fundos vai cobrir um período de sete anos com uma taxa de juro de 4,5 porcento. Os fundos desta emissão vão servir para financiar um parte dos projetos do BDEAC inscritos no seu plano estratégico de 2014 a 2021, nomeadamente os em curso de concessão e novos projetos identificados ou em curso de instrução”, indicou o presidente da instituição, Michael Adande, durante a entrega do visto desta emissão pela COSUMAF.

« Por outro lado, o objetivo da mobilização destes fundos é insistir no acompanhamento dos Estados da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) no financiamento dos grandes projetos de infraestruturas », acrescentou.

O primeiro empréstimo concedido pelo BDEC este ano foi de 30 biliões de francos CFA e os fundos mobilizados serviram essencialmente para o financiamento de vários projetos nos domínios da energia, das telecomunicações, da indústria e do agroalimentar entre outros.

Para o presidente da COSUMAF, Rafael Tung Nsue, o mercado iniciou-se normalmente, embora os objetivos fixados inicialmente não tenham sido alcançados.

« Estamos longe dos objetivos que foram fixados durante a criação do mercado que, previam quatro biliões no terceiro ano e estamos em cerca de 408 biliões de fundos concedidos. Esperamos fazer mais, mesmo lentamente. Sente-se que é um caminho a percorrer », disse.

A CEMAC agrupa seis Estados, designadamente os Camarões, a República Centroafricana, o Gabão, a Guiné Equatorial e o Tchad.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 2maio2014