Agência Panafricana de Notícias

BADEA empresta $ 13,5 milhões para requalificação de bacia hidrográfica em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) acaba de aprovar um empréstimo de 13,5 milhões de dólares americanos a Cabo Verde para o financiammento de um projeto de desenvolvimento e requalificação da bacia hidrográfica de São João Baptista, na ilha de Santiago, apurou a PANA de fonte oficial.

Este é mais um empréstimo para o financiamento de projetos visando o melhor aproveitamento das bacias hidográficas no arquipélago, refere uma nota oficial.

Em junho de 2008, o BADEA concedeu um empréstimo no valor de nove milhões de dólares americanos para financiar projetos de reestruturação das bacias nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau.

A iniciativa visou o aumento das superfícies cultivadas, a proteção do ambiente, a preservação dos recursos naturais, a melhoria dos rendimentos dos agricultores, a redução da pobreza e a preservação da segurança alimentar nas zonas contempladas.

O BADEA e Cabo Verde assinaram, em agosto de 2008, mais um acordo para um empréstimo de cinco milhões de dólares americanos com vista a contribuir para o financiamento da primeira fase do projeto de saneamento, em Espargos, na ilha do Sal.

Este financiamento visou contribuir para a melhoria das condições sociais e económicas na cidade e promover a saúde pública, para a preservação do ambiente e para a luta contra a pobreza e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

-0- PANA CS/IZ 29nov2017