Agência Panafricana de Notícias

BAD empresta 75 milhões de euros a Marrocos

Rabat- Marrocos (PANA) -- O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) concedeu quarta-feira a Marrocos um empréstimo de 75 milhões de euros, destinado a apoiar um programa de educação no reino marroquino, indica-se de fonte oficial em Rabat.
Este programa ambiciona modernizar o sistema educativo em Marrocos, graças a uma "melhor gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais", precisa a mesma fonte, citando um comunicado da instituição financeira africana, sediada provisoriamente em Tunis (Tunísia).
A generalização da escolarização obrigatória até aos 15 anos será igualmente apoiada pelo BAD, cuja contribuição representa 19 por cento do custo global do programa, acrescenta a mesma fonte.
Além do BAD, o programa de educação em Marrocos é co-financiado pelo Banco Mundial (BM), pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).
Também uma parte do empréstimo do BAD destina-se acompanhar os esforços de Marrocos nos domínios do desenvolvimento, das competências, da redução da pobreza e da realização dos Objectivos do de Desenvolvimento do Milénio (ODM), segundo a mesma fonte.
O programa do grupo do BAD em Marrocos compreende 13 operações, três programas e 10 projectos estimados em um bilião 247 miliões de dólares americanos.