Agência Panafricana de Notícias

BAD empresta 40 milhões de euros a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Cabo Verde assinaram um contrato de empréstimo de 40 milhões de euros para revitalizar a economia cabo-verdiana, principalmente através do financiamento do setor privado.

Segundo o Gabinete de Comunicação do BAD, este acordo assinado quinta-feira, em Abidjan (Côte d'Ivoire), prevê duas fases de financiamento, no valor de 20 milhões de euros cada, em 2018 e 2019.

A instituição anuncia que a verba é para apoiar o novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde (2017-2021), que o BAD financia através do seu Programa para Melhorar a Competitividade do Setor Privado e o Desenvolvimento Económico Local .

"Este programa visa fortalecer a contribuição do setor privado e das entidades locais para o crescimento e a criação de empregos", justifica Marie-Laure Akin-Olugbade, diretora executiva do Banco para a África Ocidental citada pelo Asemanaonline.

Segundo ela, isto facilitará a prática comercial e a competitividade, acelerará o desenvolvimento local e aumentará a contribuição da descentralização para o crescimento económico.

"A assinatura deste acordo é muito importante para a consolidação da economia de Cabo Verde. O programa competitivo do setor privado e do desenvolvimento local deve assegurar o crescimento do nosso país sobre uma base sólida ", vincou, por sua vez, Felino Inácio Rosa De Carvalho, embaixador de Cabo Verde na Côte d'Ivoire.

Este apoio financeiro deverá, segundo o diplomata, levar à melhoria das condições de vida dos cidadãos em Cabo Verde, um país onde "a economia é baseada principalmente em pequenas empresas".

Lembrou que o Governo tem investido fortemente em infraestrutura nos últimos anos e que o desafio agora é permitir que o setor privado possa alavancar o crescimento económico, criando mais empregos e reduzindo a pobreza no país do ex-Presidente Pedro Pires.

Sempre comprometido com Cabo Verde, o BAD tem uma carteira ativa de mais de 85,4 milhões de euros, com projetos nas áreas de energia, transportes, água e saneamento, bem como nos setores social, agrícola e de governação.

-0- PANA IZ 05agosto2018