Agência Panafricana de Notícias

BAD concede empréstimo de $ 150 milhões a banco maurício

Port-Louis, Maurícias (PANA) - O Mauritius Commercial Bank (MCB) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinaram, segunda-feira, um acordo de empréstimo dum montante de 150 milhões de dólares americanos para permitir ao banco maurício acelerar a sua expansão em África.

O diretor do Grupo MCB, Pierre Guy Noël, disse que este envelope financeiro do BAD vai permitir ao seu banco aumentar a sua carteira de empréstimo em divisas e reforçar a sua base de capital, ajudando-o ao mesmo tempo no financiamento do seu plano de restruturação.

Por sua vez, o gestor de divisão do BAD, Mohamed Kalif, afirmou que durante os próximos três anos África precisará de um financiamento de 100 biliões de dólares americanos para enfrentar o desafio que representa o défice de investimento nas suas infraestruturas.

Por um lado, o acordo entre o MCB e o BAD abrange 30 milhões de dólares americanos sob forma de dívida subordinada a 10 anos de duração.

Por outro lado, o MCB vai obter 120 milhões de dólares americanos sob forma de linha de crédito por um período de sete anos. Ele vai utilizar estes fundos para financiar projetos de envergura nas ilhas Maurícias e na região, nomeadamente os relativos à indústria, à infraestrutura e ao setor de serviços, favorecendo ao mesmo tempo os projetos que promovem a proteção ambiental.

-0- PANA NA/TBM/CJB/TON 21out2013