Agência Panafricana de Notícias

BAD atinge recordes inigualáveis em empréstimos e desembolsos financeiros em 2016

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) atingiu recordes inigualáveis em termos de empréstimos e aprovações de desembolsos para o ano de 2016 que atingiram respetivamente 10 biliões e 700 milhões e seis biliões e 400 milhões de dólares americanos, anunciou o presidente da referida instituição, Akinnwumi Adesina.

Adesina fez este anúncio quando falava quinta-feira em Abidjan durante o almoço anual dos embaixadores acreditados na Côte d’Ivoire.

Além destes recordes, o presidente do BAD mencionou ainda um volume de carteiras ativas que aumentou 23 porcento que atingiram 44 biliões de dólares americanos e um outro da proporção de projetos de risco que diminuiu 22 porcento.

O BAD manteve a sua nota triplo A num ambiente económico mundial difícil.

Por outro lado, Adesina pediu aos diplomatas para serem embaixadores das cinco grandes prioridades do BAD denominadas o Top 5 para se acelerar a transformação económica de África.

A seu ver, África não pode desenvolver-se se basear na boa vontade dos outros mas ela deverá desenvolver-se com os seus próprios meios através da aplicação do Top 5.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/FK/DD 17fev2017