Agência Panafricana de Notícias

BAD apoia programa de competitividade industrial e energética na Argélia

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou esta semana um empréstimo de 900 milhões de euros para o financiamento do Programa de Apoio à Competitividade Industrial e Energética (PACIE) na Argélia.

Segundo um comunicado transmitido à PANA, este programa visa criar condições propícias para um crescimento inclusivo na Argélia através da aplicação de reformas económicas de maneira a garantir uma consolidação orçamental pela melhoria da mobilização das receitas internas e a racionalização das despesas.

Visará também a melhoria do clima de negócios graças à abertura da economia do quadro da iniciativa privada e da atividade económica, da eficácia do setor da energia e da promoção das energias renováveis para uma oferta energética sustentável.

Com a baixa das receitas petroleiras, a Argélia deve doravante levar a cabo uma política económica rigorosa, baseando-se numa consolidação orçamental por uma melhor mobilização das suas receitas e uma melhor racionalização das suas despesas.

Deve igualmente diversificar a sua economia e reforçar a sua competividade para criar mais empregos, sobretudo para os jovens.

O PACIE enquadra-se no Novo Modelo de Crescimento Económico (NMCE) 2016-2030, adotado a 26 de julho último, respondendo à necessidade da Argélia de melhorar a resiliência e a competividade da sua economia e estabelecer sólidas bases para um crescimento sustentável, criador de empregos e de riqueza.

-0- PANA BAL/SSB/MAR/IZ 3nov2016